sábado, 28 de agosto de 2010

Judeus trouxeram costumes que foram incorporados

Varrer a casa da porta para dentro, contar as estrelas, gavetas na mesa de jantar: entenda de onde vieram esses hábitos

Por Marjones Pinheiro

Quantas vezes, quando crianças, a gente ouviu os pais ou os avós falarem: se contar estrelas, cria verruga? Outra pergunta intrigante: por que varrer a casa da porta da frente para trás? As respostas para essas perguntas estão na chegada dos cristãos-novos ao Brasil, pois preservar as tradições foi uma questão de sobrevivência para o povo judeu.

Mesmo espalhados em vários países, eles conseguiram manter uma identidade judaica. No Brasil, não foi diferente, embora, muitas vezes, os costumes precisassem ser disfarçados, fazendo surgir o criptojudaísmo. "Criptojudaísmo é o resultado da conversão forçada dos judeus ao catolicismo e refere-se aqueles que secretamente preservavam as práticas judaicas", explica a historiadora Tânia Kaufman.

Por causa disso, as crianças judias não podiam apontar para o céu. “A mãe da gente sempre dizia: menina, não conta as estrelas, porque cada estrela que você contar é uma verruga que vai sair em você”, relembra a professora Alaíde de Barros.

A historiadora endossa: "As mães proibiam os filhos de apontar as estrelas porque tinham medo que fosse visto por alguém e denunciasse como prática do judaísmo, uma vez que o surgimento da primeira estrela é a marca do início de um novo dia dentro do calendário judaico".

Você já parou para pensar por que a sexta-feira é o dia da faxina? "Sexta-feira dia de faxina é um costume provavelmente de origem judaica porque ele remonta à preservação, à guarda do Shabat. A purificação é feita para receber o Shabat não só espiritualmente, mas também preparando a atmosfera do lar para essa chegada”, continua a historiadora.

O jeito como as pessoas varrem a casa também tem ligação com os judeus. “Eu varro começando da frente para trás. Porque dizem que, se for ao contrário, a gente está botando as pessoas para fora de casa”, diz a estudante Maria Giane de Barros, moradora de Salgueiro, no Sertão pernambucano.

“Esse é um costume que é um respeito a mezuzá, que é uma caixinha onde tem um dos mandamentos do judaísmo e ela é colocada no umbral direito da porta de entrada. É considerado desrespeito varrer a casa levando o lixo passando por ela. Mas também tem uma outra origem: o morto ele sai pela porta da frente e é em respeito a essa passagem que o lixo não passa pela porta da frente”, explica Tânia Kaufman.

Essas são histórias que o cantor Santana conhece bem. “Dizem que foi quando os cristãos-novos chegaram, que se percebiam como judeus, convertidos ou não, eles queriam passar suas verdades para os descendentes. Eles ensinavam a fazer, mas não diziam o porquê. Muita gente diz: não tem registro! Nem podia, ter porque se tivesse registro com certeza eles iam presos e seus bens confiscados”.

Nossa equipe pegou a estrada e encontrou mais exemplos. Um dos mais curiosos é a mesa de jantar com gavetas. “A comida que estava na gaveta era a comida que eles não podiam comer, que era a carne de porco, a linguiça e outros alimentos proibidos. A comida que eles iam se alimentar naquela refeição estava lá na mesa se chegava uma pessoa eles substituiam. eles colocavam o que estavam comendo dentro da gaveta e tiravam da gaveta a que não causasse suspeita.

Para onde os judeus imigraram, não acontece tanto, mas, em Israel, o país para no Shabat, o dia do descanso, que começa ao anoitecer da sexta-feira e termina na noite de sábado. Em Israel, neste dia quase nada funciona e ruas e avenidas ficam desertas. Os hotéis deixam claro para os hóspedes que não há serviço de quarto.

Em Safed, uma das cidades israelense onde os costumes judaicos são seguidos à risca, uma placa indica que, aos sábados e dias de festa, a entrada no local é proibida. Apesar da barreira, a equipe da Globo Nordeste entrou e circulou por safed. Postos de combustíveis, escolas e indústrias estavam fechados. Nas ruas, apenas poucos judeus ortodoxos, sempre a pé, porque carros e ônibus também não podem ser usados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário